DICAS PARA UMA MUDANÇA DE SUCESSO

Mudar-de-casa

Mudar de casa pode ser trabalhoso, demorado e até estressante, ainda mais se você não está disposto a contratar uma equipe especializada para fazer todo o trabalho. Porém, com um pouco de planejamento, esforço e ajuda ela acontece de forma gloriosa. Veja as dicas abaixo e saiba como fazer uma mudança de sucesso!

Primeiro: Planejar

Não tem jeito, um planejamento com antecedência de pelo menos um mês será necessário. Faça uma lista com os itens mais importantes para a sua mudança e ordem de empacotamento dos cômodos. A cada tarefa atingida, faça um risco no item. Planeje também quando serão desligados serviços de TV a cabo, assinaturas, telefone e outros. O ideal é desconectar os serviços no dia da mudança e instalar no dia anterior da sua chegada.

Tire do caminho o que não precisa mais

Antes de começar a embalar, separe tudo o que não usa: brinquedo quebrado, roupa sem uso ou itens de decoração que saíram de moda. Se eles estiverem em bom estado, você pode fazer uma doação para quem precisa ou se ele for de alto valor, revender para um brechó ou bazar . Este passo vai ajudar a não levar para a sua casa nova objetos que você não usa mais, economizando espaço, tempo e trabalho.

Materiais necessários

Para a mudança, você vai precisar de caixas (muitas caixas). Por isso, peça a conhecidos, amigos, familiares e até em supermercados. Evite aquelas usadas para transporte de alimento, já que podem ter vestígios. Se for o caso, compre caixas de papelão em lojas especializadas ou caixas de plástico que podem ser reutilizadas. Não esqueça das fitas para fechar as caixas e etiquetas.

Divisão por cômodo

Hora de começar a colocar tudo nas caixas. Faça uma divisão por cômodos ou de itens que você menos usa. Por exemplo, os objetos decorativos ou louças de natal devem ser empacotados primeiro, enquanto as roupas ou itens da cozinha que são mais usados devem ir para a caixa por último.

Endereço

Faça a comunicação da mudança de endereço para as empresas que enviam correspondências para você, como banco, faculdade ou escola, assinatura de revista ou jornal, cartão de crédito, Detran, entre outros. Se você tem seguro auto, será necessário fazer um o endosso.

Mesmo com esses cuidados, pode ser que os novos moradores da casa receberem algumas correspondências. Então, deixe seu novo endereço com algum vizinho para que eles possam reenviar para você.

Colocando nas caixas

Ao encaixotar seus objetos, procure colocar os itens mais pesados em caixas pequenas para evitar que ela rasgue. Já coisas leves, como roupas de cama ou edredom podem ir em caixas maiores.

Otimize o espaço usando panos de prato para proteger uma louça de vidro, colocando talheres dentro das panelas/potes ou envolvendo o espelho dentro dos edredons. Caso você não queira usar esta estratégia, os objetos podem ser embalados em plástico bolha.

Etiquetando para facilitar

Separe as caixas com etiquetas, indicando qual cômodo ela pertence, como “Quarto da Maria, cômoda pequena”. Ou se preferir, para ficar ainda mais fácil a identificação, marque as caixas também com ordem de importância. Fazendo isso, quando for abrir na casa nova, você dá prioridade as mais importantes. Lembre de sinalizar as caixas que contém coisas frágeis para serem transportadas com mais cuidado.

A melhor escolha é contratar uma empresa de mudanças, pois eles são experientes tanto para transportar caixa pequenas, quantos armários enormes. Faça uma pesquisa dos valores entre as empresas, quais são as garantias e os custos com seguro. Se for o caso, utilize o serviço somente para os móveis e eletrodomésticos maiores como geladeira e fogão, assim evita algum incidente.

Itens de sobrevivência

Separe em uma caixa ou malas itens essenciais para ficar com a família durante o transporte das caixas, se  a transportadora demorar para entregar as coisas na casa nova, você sobreviverá com eles. Junte alimentos não perecíveis, garrafas d’águas, utensílios de plástico, lanterna, toalhas, uma troca de roupa, lençóis, cobertor, produtos de higiene, entre outros que você considere fundamentais.

Verifique a nova casa

Alguns dias antes da mudança começar, veja as instalações do seu novo endereço, como fornecimento de água, de gás e internet. Se for necessário (e provavelmente será), programe uma limpeza ou pintura da casa.

O Seguro Residencial pode te ajudar na hora da mudança, com reparos elétricos, hidráulicos, em maquinas de lavar louça, fugão, instalação de barras de apoio, trocar o segredo da fechadura, instalação de varal, prateleira, olho mágico, limpeza de calhas, desentupimento, assistência de antenas e outros itens previstos na apólice.

.

Hora de tirar da caixa

Tem duas formas de acomodar as caixas na sua casa nova. A primeira é deixar tudo em um cômodo, evitando que a bagunça fique espalhada. A segunda é colocar as caixas nos cômodos de destino, fazendo com que cada uma já fique no seu devido lugar.

Faça um cronograma para começar a arrumar tudo. Lembra das etiquetas de prioridade? Então, comece a desempacotar pelos itens que tem mais importância. Conte com a ajuda da família e dos amigos com essa tarefa. Não se preocupe em lavar as louças ou roupas logo de cara. Faça isso à medida que usá-los. Provavelmente faltaria espaço para escorrer talheres ou estender a roupa.

 

Aproveite as nossas dicas e faça uma  mudança de sucesso e nada estressante. Para isso também, conte com o seguro residencial para ajudar no momento da mudança, além trazer segurança, conforto e tranquilidade para você e toda família.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s