42% da energia produzida na Dinamarca é eólica

Parque eólico

Em 2015, a Dinamarca bateu o recorde de geração de energia eólica

Refletir essas formas já tem sido hábito no mundo todo!

Saiba: energia limpa, não libera durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global – como é o caso da eólica e da solar. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa. É bom saber também que, energia renovável é oriunda dos recursos naturais – vento, sol,  chuva, rios, etc. Já a não renovável, tem origem de petróleo, carvão mineral, gás natural e por aí vai. Hora da boa notícia: em 2015, a Dinamarca bateu o recorde de geração de energia eólica! \o/ 42% da eletricidade produzida veio dos ventos do país.

Segundo o site Planeta Sustentável, durante 60 dias do ano, algumas regiões do oeste do país foram capazes de produzir mais energia eólica do que conseguiam consumir. Em um dia de julho, com rajadas particularmente fortes, a Dinamarca produziu 140% da sua demanda elétrica só com as turbinas eólicas. O excesso de energia foi vendido para a Alemanha, Noruega e Suécia. No dia 2 de setembro, o país operou com todas as centrais de energia desligadas, usando energia eólica, de painéis solares e de outras fontes renováveis, importadas dos vizinhos. Tudo isso foi realizado enquanto duas de suas principais fazendas eólicas estavam desligadas, devido a problemas técnicos. Se elas estivessem funcionando, o número total poderia pular de 42% para 43,5%.

Ainda serão necessários alguns ajustes para que todo o processo dinamarquês ocorra perfeitamente. Mas de qualquer forma, que sirvam de exemplo para outros países, governos, projetos, e que consigam atingir a meta de 50% de energia eólica até 2020. O planeta e o Menos 1 lixo agradecem e mandam “energias positivas”! 😉

Fonte: Menos 1 lixo, Vírgula Uol

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s