Veja como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda

imposto-de-renda

A especialista em Imposto de Renda da Thomson Reuters, Vanessa Miranda, esclarece as dúvidas mais comuns do contribuinte sobre como declarar um imóvel financiado no Imposto de Renda 2016 (ano base 2015).

 Quem ainda não terminou de pagar o imóvel precisa informar o valor que já foi paga (entrada e número de prestações) na ficha Bens e Direitos, com todos os detalhes dessa aquisição, sem esquecer de informar os dados de quem vendeu o imóvel no campo “Discriminação”.

O uso do Fundo de Garantia (FGTS) como parte do financiamento também precisa ser informado na declaração. O contribuinte que quitou o imóvel deve somar o valor que constava na declaração anterior a tudo o que ele pagou no último anoo. Não é permitido colocar correção monetária nem mudança do valor, lembra Vanessa.

Quem tiver a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2015, de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de R$ 300 mil, deve declarar IR neste ano, mesmo que não tenha recebido rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 e não se enquadra nas outras regras que tornam obrigatória a entrega da declaração.

Fonte: G1

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s