Hoje o dia é das mulheres

CABELO

A história de luta das mulheres por autonomia, condições de trabalho dignas, igualdade política e econômica tem início no fim do século XIX, bem antes do 8 de março ser instituído como o Dia Internacional da Mulher.

No século XX, o movimento feminino eclodiu com protestos na Europa e Estados Unidos. Uma manifestação em 1908 com 1.500 mulheres americanas em prol da igualdade econômica e política do país e um incêndio ocorrido três anos depois numa fábrica têxtil de Nova York em que mais de 100 operárias morreram carbonizadas, agitou os movimentos feministas no período. Em 1917 as russas foram às ruas para exigir o chamado “Pão e Paz”, nome dado a um protesto que reuniu aproximadamente 90 mil operárias em uma manifestação, durante a Primeira Guerra Mundial. As mulheres exigiam do governo russo, condições de trabalho dignas, e protestavam contra a fome e a participação da Rússia na guerra. Era 8 de março daquele ano.

Vinte anos mais tarde, em 1945 a ONU assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Na década de 60 o movimento feminista se fortaleceu e, em 1977, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado.

Hoje o movimento feminista tem voz no Brasil e no mundo com mulheres engajadas em questões como empoderamento e oportunidade.

E para comemorar a conquista de toda essa batalha, a Prefeitura de Osasco terá algumas atividades, confira abaixo:

203_1203_2

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s